Como divulgar meu trabalho como gamer profissional?

Seja para procurar um novo emprego, seja para conquistar mais clientes, caso você seja um freela, no mundo do desenvolvimento de games é bastante comum que você se pergunte: como divulgar meu trabalho? De fato, a divulgação é um processo muito importante para qualquer um que está em busca de novas oportunidades, mas nem sempre é um caminho fácil.

Não são só os processos que envolvem a divulgação, mas também a necessidade de ser constante em suas iniciativas. Afinal, a cada novo trabalho e conhecimento, é preciso mostrar para os outros o seu aperfeiçoamento, além de seus resultados nesse mercado.

Mas antes de apresentar algumas dicas que reunimos neste texto, temos um pergunta: você já pensou em trabalhar criando games para grandes estúdios do Brasil e do mundo? Se é isso que você deseja, então precisa conhecer o PlayGame 6.0. O curso de criação de games mais completo do Brasil.

Como divulgar meu trabalho como gamer profissional? Veja dicas!

As dicas que separamos aqui servem para diversas profissões, não apenas para quem trabalha como gamer profissional. No entanto, quando se trata do desenvolvimento de jogos, não é incomum que esses profissionais não se preocupem em entender alguns processos fundamentais de construção de marca — especialmente de produção de conteúdo, que é essencial para atrair mais clientes.

A seguir, entenda o que é preciso fazer em 5 passos. Continue!

Entenda o que você faz

É claro que você sabe o que faz, no entanto, o objetivo é colocar essas definições no papel. Pode não parecer importante, mas como primeiro passo para desenvolver o tipo de visão que quer que as pessoas tenham do seu trabalho, é preciso ter isso bem claro. A reflexão de suas capacidades é uma ferramenta para entender como você atua no mercado. Com esse objetivo, algumas perguntas interessantes são:

  • o que te diferencia dos demais?
  • o que você pode oferecer para seus clientes?
  • quais são as suas qualidades?
  • quais são os seus conhecimentos específicos?
  • como você consegue resolver o problema do seu cliente?

Construa a sua marca pessoal

À medida que definir a forma como atua, você terá algumas informações importantes para determinar outro processo no caminho da divulgação: a marca pessoal. Quando se trabalha como freelancer e desenvolvimento de jogos, você é a sua própria empresa.

Neste ponto, o que é feito e o nível de satisfação que isso provoca nos clientes atinge a sua reputação. Sem ela, dificilmente conseguirá atrair contratações. Por isso, é importante estudar táticas de personal branding, ou seja, uma série de estratégias para desenvolver uma imagem de acordo com aquilo que você quer que as pessoas enxerguem quando pensam no seu nome ou trabalho.

Desenvolva um portfólio

Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, ou mesmo na área de design, sabe da importância do portfólio. Ele é o cartão de visitas, mas mais importante que isso, é por ele que muitos saberão o que e como você trabalha. Portanto, com o objetivo de mostrar o seu melhor, você não deve só se ater à plataforma, mas também procurar por formatos que sejam ideais para o tipo de trabalho que procura.

Sendo assim, além de colocar os seus melhores projetos também procure colocar algumas informações extras, como:

  • fale sobre a experiência de ter feito determinado projeto;
  • coloque os nomes dos principais clientes com quem já trabalhou;
  • aproveite para incluir quais foram os resultados para eles;
  • seja específico sobre o seu foco em termos de serviço prestado.

Produza conteúdo sobre a área de desenvolvimento de jogos

No processo de divulgação de seu trabalho, será muito importante que você construa uma audiência por meio de conteúdos. Essa é uma estratégia bem comum no marketing de conteúdo de muitas empresas, pois ela garante o engajamento natural por parte dos clientes ou das pessoas que gostam do que você faz.

Se você se torna uma pessoa que consegue fazer isso, cria autoridade e, sendo assim, quando as pessoas estiverem procurando por uma referência no mercado, elas vão direto ao seu nome.

Por isso, produzir conteúdos específicos e, neste caso, sobre games e as novidades do setor, é um passo muito importante para essa construção. A dúvida é como?

Blogs são uma boa oportunidade para esse tipo de estratégia, contudo, destacamos que é fundamental o estudo não só do que está acontecendo no mercado para encontrar assuntos, mas também entender alguns processos do marketing digital, como otimização, palavras-chave, entre outros.

Utilize as redes sociais

Uma das grandes vantagens da digitalização é que é possível construir comunidades na internet. Nesse sentido, as redes sociais são ferramentas cruciais para isso, principalmente se o objetivo é divulgar o nosso trabalho. Existem até as específicas para empresas, como é o caso do LinkedIn.

Contudo, mesmo as voltadas a fazer amigos, como o Instagram ou o Facebook, são uma boa oportunidade para divulgar o que você faz e até criar perfis profissionais. Porém, é preciso seguir alguns cuidados:

  • para criar uma audiência e até aumentar os seus números de seguidores, ser recorrente nas publicações é fundamental;
  • também, não publique qualquer coisa — conteúdos devem ser de qualidade e relevantes, tanto os escritos quanto os gráficos;
  • sempre mostre o que você faz, procure dividir a cada dez conteúdos, dois sobre o seu trabalho e oito com soluções e novidades para os seus seguidores;
  • pesquise quais são as pessoas que consomem o seu conteúdo, o que elas gostam e defina o perfil do seu público para criar com mais relevância para ele.

Até aqui, apresentamos alguns dos passos principais para responder a pergunta: como divulgar o meu trabalho como profissional gamer. Destacamos que é importante investir na divulgação de seus projetos, pois essa é uma das formas mais eficazes de conseguir mais oportunidades. Além de garantir ser visto pelas empresas e contratantes e de expandir a sua carreira.

Como apresentamos durante o post, é muito importante conhecer e entender o perfil dos seus clientes, investir em um bom portfólio e utilizar as redes sociais de forma estratégica. Temos certeza de que, com o que mostramos aqui, você tem o material necessário para construir uma boa estratégia de divulgação.

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