Arte digital: como divulgar meu trabalho nas redes sociais?

Para quem trabalha com arte digital, uma parte importante na busca por mais oportunidades é saber como vender o seu peixe. Quando se trata do digital, é necessário entender e investir em todos os meios disponíveis. Isso, obviamente, consiste em algum momento se perguntar: como divulgar meu trabalho nas redes sociais?

Claro que, para o artista, a maior preocupação é desenvolver as suas habilidades. Porém, entender alguns conceitos voltados ao marketing é importante, principalmente quando se trabalha de maneira autônoma, como quase todos aqueles que atuam com arte digital.

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5 formas de divulgar o seu trabalho de arte digital nas redes sociais

As dicas que separamos neste tópico são bastante gerais e servem para diferentes profissões. Inclusive, mesmo que você não trabalhe diretamente com arte, e seja um desenvolvedor de games, por exemplo, pode utilizar o que mostraremos a seguir. Então, confira as principais dicas para divulgar na internet. Continue!

1. Crie uma conta profissional

De maneira geral, sempre esperamos um certo nível de profissionalismo de quem trabalha nesse meio. Mas, como falamos no início do texto, não é incomum que o principal foco fique em aperfeiçoar as habilidades, conhecer novos artistas e buscar referências. Essas questões mais voltadas para o marketing são fundamentais — especialmente hoje em dia, em que o digital é tão importante.

Por isso, é interessante que você tenha dois perfis, o pessoal e o profissional. Como você trabalha diretamente com a criação de imagens, o Instagram é uma ótima rede para divulgação e até para fazer vendas. Inclusive, possui ferramentas bem interessantes para medir métricas e interações. Além dele, também há o Behance, ideal para portfólio.

2. Faça a sua persona

Em um resumo bem básico, a persona seria o seu público-alvo bem mais específico. O que queremos dizer é que, diferente do primeiro, aqui se cria um personagem baseado no seu cliente ideal. Portanto, você não deve saber só o que ele busca ou gosta. Características, como onde trabalha, quais são os seus objetivos, se possui filhos, também fazem parte de sua definição.

Isso será fundamental para determinar quem é o seu consumidor e para que você consiga fazer conteúdos mais direcionados a essa pessoa. Pense que, especialmente, no caso de freelancers que trabalham com a arte, muitas vezes os serviços não são feitos para uma pessoa, e sim para uma agência ou empresa. Nesse caso, os princípios para definir a persona devem ser adaptados.

3. Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Especialmente, quando se trata de redes sociais, as escolhas do que postar não devem ser feitas ao acaso. É importante que exista uma estratégia por trás disso, além, é claro, de planejamento.

Nesse contexto, existem algumas táticas para ter sucesso nesse ambiente. Entre as principais, estão:

  • tenha constância em seu conteúdo: é importante manter uma periodicidade nos posts — como há sempre pessoas postando, para se manter no topo das visualizações é interessante manter essa rotina;
  • utilize imagens de qualidade: seja fotos, ou mesmo imagens para algum post, é fundamental que elas tenham uma boa resolução e sejam bastante nítidas;
  • interaja com outros perfis: procure curtir e comentar os perfis grandes do seu nicho — obviamente, faça comentários relevantes que tenham a ver com as publicações, pois isso é uma forma de chamar a atenção de outros seguidores;
  • se identifique pelo nome de usuário: por fim, uma dica interessante é colocar a sua profissão junto ao seu nome de usuário, por exemplo: @nomedesigner, @nomeilustrador — essa é uma boa estratégia para que as pessoas saibam o que você faz.

4. Faça conteúdos relevantes

Essa é uma etapa fundamental para a estratégia de redes sociais, pois serão os seus conteúdos os responsáveis por, muitas vezes, chamar a atenção dos clientes em potencial. Uma das grandes regras quando se fala em produzi-los é que tenham um significado. Eles devem ser úteis e resolver um problema, ou seja, passar algo que realmente faça a diferença na vida dos consumidores.

Isso é importante, pois é uma forma de criar valor e, consequentemente, fazer com que você seja uma referência no mercado. Coisas que funcionam muito bem são dicas de como fazer algo, explicações de conceitos e, também, para dar uma variada, explicar como é a sua rotina.

5. Utilize as hashtags relevantes para o segmento

As hashtags têm uma importância grande no mundo das redes sociais, principalmente, pela sua capacidade de segmentar um conteúdo. Sendo assim, tornam mais fácil para que as pessoas o localizem. Esse tipo de palavra-chave veio do Twitter em 2007, e se espalhou por outras redes sociais. Existem dois tipos — as long tail e as head tail.

A primeira, se refere às palavras que são bem mais específicas, portanto maiores. Elas devem ser as mais utilizadas, pelos menos, umas 80% das vezes. Afinal, segmentam e qualificam o conteúdo. No entanto, há uma desvantagem: geralmente, elas não trazem tantos acessos assim. Alguns exemplos: #ilustraçãovetorial, #animaçãoadobeafterefects, #designdemarcas, etc.

Agora, a segunda, as head tail, são aquelas menores e bem mais genéricas que, consequentemente, tendem a fornecer um maior fluxo de cliques. O ideal é que elas não sejam tão utilizadas, em média, 20% dos conteúdos. Alguns exemplos: #animação2D, #arte, #design, #colorista, etc.

Ao longo deste post, trazemos algumas respostas para a pergunta: como divulgar o meu trabalho nas redes sociais. Destacamos que estar preocupado em desenvolver uma estratégia de divulgação nesse meio, é um passo importante para construir uma boa audiência e, principalmente, ser considerado uma referência.

Conquistar esse tipo de autoridade, especialmente para quem trabalha com arte digital e deve enfrentar o mercado que é bastante competitivo, é um passo essencial para o crescimento da carreira. Por isso, gerar conteúdos relevantes, criar a sua persona e investir em uma conta profissional são as melhores estratégias.

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