Os recursos acessíveis hoje em dia permitem a difusão de práticas capazes de aprimorar diversas questões. Ao solicitar qualquer tipo de trabalho, por exemplo, o cliente pode visualizar de maneira um tanto quanto mais clara o produto final. Nesse sentido, trazemos uma pergunta instigante: você sabe o que são mockups?
Pois se valer dessas ferramentas em meio ao processo de criação de determinado conteúdo, inclusive games e variedades, figura como hábito muito importante para fortalecer a relação com o cliente. Entretanto, as vantagens dos mockups não param por aí, disponibilizando uma gama de oportunidades para quem busca evolução profissional.
Quer ficar ainda mais por dentro do tema? Então você está no lugar certo! Basta conferir o artigo na íntegra, pois sanamos as principais dúvidas sobre o assunto, que tendem a ser comuns em torno de mockups. Boa leitura!
Como funciona o processo de criação de um mockup?
O estímulo visual como causador de impacto é o principal chamariz de um mockup. Trata-se, de modo objetivo, de uma simples maquete ou representação de algo. Majoritariamente digital, ele apresenta o resultado previsto de materiais publicitários ou itens gráficos, entre outras coisas.
Em uma abordagem mais teórica, o processo de elaboração de mockups exige o esclarecimento de alguns conceitos básicos. Deixando claro: um protótipo pode ser tranquilamente confundido com o tema do texto, visto que consiste em um projeto que tem como objetivo principal o teste de um item antes de sua comercialização.
Tomando a definição simples de protótipo como base, vale ressaltar que suas etapas eram conhecidas como draft, mockup (sim, mas calma que você entenderá), wireframe e protótipo. De maneira mais detalhada, os conceitos podem ser explicados conforme a lista a seguir. Veja:
- draft: desenho do design da peça;
- mockup: peça desenhada e inserida em determinado contexto, caracterizada por ser estática;
- wireframe: modelagem da peça montada (em 3D), sem ser exatamente fiel ao design;
- protótipo: finalização da primeira versão da peça em questão, focando na interação entre o consumidor e a plataforma, com alto ou baixo nível de fidelidade ao design.
Levando em conta a definição formada pelo universo da engenharia a respeito de mockups, a peça desenhada entra em contato com outras partes do item a ser construído.
Profissionais da área do design, então, ressignificaram o termo, com o conceito de mockup passando de uma mera fase do processo para o nome de uma maneira de vender a estética de determinada peça.
Quais são os principais motivos para usar mockups?
Acima de tudo, é a crescente exigência em vários segmentos o que torna o emprego dos mockups tão interessante e rentável. De campanhas de marketing a exposições de produtos, as produções têm ganhado mais detalhes oriundos de elaborações trabalhadas e planejadas conforme as peculiaridades de cada caso.
Como se não bastasse, o uso dos mockups em um processo produtivo impacta de forma direta na divulgação. Além da questão visual, conforme mencionado, a apresentação do item fica bem mais palpável e compreensível. Sendo assim, o material se insere em uma dimensão realista e bem mais próxima a seu destinatário.
Aspectos de um trabalho, como tamanho, textura, coloração, perspectiva e inúmeras outras abordagens passam a ser caracterizados por uma simulação considerada bastante eficiente. Todo esse caminho torna a tomada de decisão mais tranquila e eleva as possibilidades de aprovação da ideia por parte de quem está investindo nela.
Quais benefícios se destacam?
A facilidade para fazer uma simulação gráfica e representar determinado conteúdo por meio de mockups é enorme. Hoje em dia, os modelos mais comuns e eficazes são configurados inteiramente no Photoshop. A elaboração de cenas foto-realísticas, somada aos recursos de objetos inteligentes, é vital para resultar em um projeto satisfatório.
O acréscimo de perspectivas, além da deformação de imagens para que elas sejam moldadas de acordo com o interesse contextual, é o que garante a praticidade da criação de um ou mais mockups. A produção ainda se destaca pela clara versatilidade, oriunda da soma desses fatores, possibilitando edições constantes para qualquer correção.
Fora isso, oportunizar que o cliente visualize suas intenções antes do começo do desenvolvimento do material potencializa a capacidade de produção. A partir do momento em que ideias pré-definidas e até então apenas imaginadas se transformam em uma imagem, ganha-se mais opções para aproximar o resultado do desejado.
Assegurar que o item conte com boa usabilidade também faz do mockup uma espécie de versão de teste, ou a chamada ”beta”, do produto. Etapas como a comunicação e o próprio trabalho em si tendem a fluir melhor com essa série de garantias, úteis para alinhar a intenção do cliente e o serviço prestado pelo desenvolvedor.
Onde encontrar as melhores opções de mockups?
A internet oferece diversas alternativas para quem procura iniciar a produção de mockups ou aprimorá-la. O mais indicado consiste em testar várias opções para definir em qual há maior familiarização. Elas costumam ser em inglês, portanto é necessário um conhecimento mínimo a respeito da língua para evitar contratempos que impeçam a elaboração dos mockups.
Por isso, vale a pena visitar endereços como o GraphicBurger, o Freepik, o Freebiesbug, o Mooxidesign, o Creative Market, o Wix e o Idesignow, por exemplo. Cada uma delas tem particularidades que podem se encaixar ao pretendido, dependendo, é claro, da intenção ao se informar sobre o que são mockups.
Conforme observamos ao longo do artigo, os mockups figuram entre as melhores maneiras de não só se adequar às tendências da atualidade, mas também de encontrar alternativas para qualificar o trabalho, otimizar a produção e angariar resultados sempre crescentes.
É interessante permanecer de olho nas novidades e entender como essa valorização dos materiais desenvolvidos auxilia de forma direita na segurança da produtividade. Motivos para saber o que são mockups e usá-los não faltam, então é hora de colocar a mão na massa e, caso você ainda não se valha dessa ferramenta, dar um jeito!
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