Com a competitividade cada vez mais acirrada, hoje em dia não basta apenas ser de fato um profissional de qualidade: é preciso saber como divulgar o próprio trabalho e deixar claras as suas capacidades. Por isso, montar um portfólio figura entre as principais necessidades para crescer na carreira.
Antes de mais nada, vamos ao conceito: portfólio é uma espécie de vitrine profissional. Por meio da elaboração desse documento, você compila suas experiências, qualificações e habilidades consideradas mais relevantes. Assim, cria um diferencial competitivo em relação aos demais, gerando valor a si mesmo.
No entanto, como fazer isso de forma realmente eficaz? Pode parecer confuso, e o objetivo deste texto é ajudá-lo a agilizar o processo, facilitando toda a formação do portfólio. Continue conosco por aqui e faça boa leitura!
Tenha um portfólio online
Assim como em vários outros contextos, a tecnologia causou mudanças profundas nas relações de trabalho. Há alguns anos, por exemplo, muita gente ainda costumava carregar aquelas famosas pastas com o portfólio dentro, verdade?
É claro que o cenário passou por uma transformação total a partir da afirmação da internet, facilitando não somente o desenvolvimento do portfólio, mas também sua divulgação.
O modelo online consegue atingir uma quantidade bem superior de pessoas, e obviamente representa a alternativa mais necessária nos tempos atuais. Quanto ao formato, o PDF é o padrão, pois tem acesso simples em qualquer dispositivo moderno. Para se diferenciar, existem plataformas específicas, como:
Vale ressaltar que os portfólios podem ser focados ou genéricos. Se você tem muito claro o que pretende, seja específico. Porém, caso deseje abrir espaço para outras áreas, fale sobre elas em uma quantidade reduzida de peças. Um conteúdo mais generalista pode ser válido para avaliar as demandas do mercado, por exemplo.
Eventualmente alguns portfólios, por diferentes motivos envolvendo conteúdos e objetivos, podem não ser propícios para disponibilização online livre. Nesses casos, crie uma senha para arquivos apresentados apenas em reuniões ou envio exclusivo via e-mail.
Selecione os melhores trabalhos
Ao montar um portfólio, é muito importante esquecer da pressa. Em outras palavras, isso quer dizer que você deve prezar pela qualidade, escolhendo a dedo e com todo o cuidado cada conteúdo a ser inserido nele. Escolha uma peça de referência para resumir seu potencial.
O tamanho do material não o define como melhor ou pior. O portfólio pode estar repleto de informações, mas, caso o avaliador perceba a irrelevância em parte delas, como se estivessem colocadas apenas para ”encher linguiça”, isso joga contra você.
Na hora da apresentação, uma excelente alternativa é o uso de mockups, enriquecendo bastante o material. Caso não saiba, mockups consistem em modelos ou representações em escala ou no próprio tamanho real de determinado projeto, o que acrescenta eficácia ao portfólio.
Jamais pule etapas nem apresse o processo. É interessante considerar suas visões pessoais, sobretudo dando maior espaço aos trabalhos dos quais você tem maior orgulho por ter realizado. Assim, a eficiência aumenta e o potencial de atração também.
E lembre-se: o portfólio não é um histórico de vida, o que significa que projetos antigos que não refletem mais a sua capacidade técnica não devem aparecer nele. Caso os trabalhos tenham participação vital de parceiros, sempre os destaque, pois isso, além de justo, demonstra ética e transparência.
Aplique técnicas de storytelling
A combinação entre recursos audiovisuais, narrativa envolvente e enredo bem pensado está em alta na produção de conteúdo hoje em dia. E essa técnica tem nome: chama-se storytelling. Muitas empresas consideram organização, consistência do projeto criativo e velocidade de elaboração do projeto como elementos primordiais.
A partir do impacto gerado pelo uso correto da persuasão na transmissão de determinada mensagem, o storytelling aproxima pessoas a marcas ou até mesmo outras pessoas. Daí a importância de aplicar essa estratégia na montagem de um portfólio.
Principalmente no ambiente online, a criação de conexões desempenha um papel primordial para que você ganhe destaque em meio a tanta concorrência. Mas preste bastante atenção e não confunda as coisas, pois não se trata de uma biografia, e sim de uma história bem contada, com capacidade de evidenciar suas qualidades profissionais.
Para um desenvolvedor de games, por exemplo, a dica aqui é contar os ”bastidores” de alguma das criações. Vale falar sobre as ideias que surgiram antes, durante e depois do processo, o que ajuda a compartilhar visões internas importantes, que dizem muito a respeito de um profissional.
Capriche no visual da apresentação
Calma, pois não é preciso ser um designer para montar um portfólio organizado e eficiente na transmissão do conteúdo. Ainda assim, a boa diagramação visual ajuda bastante a otimizar os efeitos do material.
A maneira como as pessoas verão o seu trabalho significa uma parcela muito importante, por isso os detalhes devem receber cuidados, já que fazem grande diferença. Se há coisas demais a colocar, por exemplo, procure espaçá-las, facilitando a navegação pelo portfólio.
Para criar uma reputação positiva a partir do portfólio, também vale a pena desenvolver categorias. Nesse sistema dividido, evita-se ”sufocar” quem vê o conteúdo, o que de quebra ajuda a prestar atenção no que realmente importa.
A categorização ainda evidencia a versatilidade de um profissional diante da visão dos recrutadores. Ao fazer uma espécie de sumário no começo do material, já se passa a ideia de que você tem várias qualidades, com a capacidade de atuar em distintos segmentos — se for o caso de fato, é claro.
Um desenvolvedor de jogos digitais, por exemplo, pode ser designer, roteirista, programador, produtor ou tudo isso ao mesmo tempo, inclusive. Ser versátil é um enorme diferencial competitivo, então é fundamental saber explicitá-la no portfólio.
O visual também é aberto ao recebimento de recursos extras para potencializar a exibição. Se existem projetos em 3D de assets para games, vale a pena pensar na disponibilização de cenas em vídeos além de elementos 3D embedando a parte interativa.
Use as redes sociais
Hoje em dia é impossível falar de como montar um portfólio sem mencionar as redes sociais. Cada plataforma tem características distintas, é claro, mas todas entregam possibilidades de expor o seu trabalho de acordo com o público que vê as publicações ou o seu perfil.
O Instagram é excelente para isso. Afinal de contas, é uma rede com foco nas imagens e, dependendo do seu segmento de atuação, os posts podem ser muito bem alavancados com o uso das hashtags corretas, por exemplo. Aplicando as técnicas adequadas, qualquer publicação consegue atingir uma quantidade incrível de pessoas.
Outra ferramenta de compartilhamento de fotos, o Pinterest também entrega vários benefícios para quem pode divulgar o portfólio via imagens. Isso sem falar no LinkedIn, que, apesar de bem diferente por conta do nível bem maior de formalidade, é mais uma plataforma capaz de armazenar conteúdos de trabalho.
Existem ainda os chamados fóruns de referência, opção valiosa especialmente para artistas digitais. Portais como 3dtotal, CGSociety e ZBrushCentral ajudam a abrir muitas portas.
Não tente parecer perfeito
Naturalidade na transmissão das mensagens também representa uma forma de honestidade. Afinal de contas, ninguém é perfeito e todos precisamos buscar aprendizado com frequência. Como não poderia ser diferente, o portfólio exige essa clareza.
Procure não forçar uma suposta tranquilidade no desenvolvimento dos projetos incluídos no documento. Caso algum tenha passado por problemas ou mudado de direção durante o caminho, explique os motivos e conte, dentro da perspectiva já citada de storytelling, como você lidou com os contratempos.
Pequenos deslizes fazem parte da trajetória de qualquer profissional, e aqueles realmente dispostos a aprender com os erros são os que de fato seguem crescendo na carreira. Portanto, caso julgue que vivenciou determinada experiência assim, registre no material.
Elaborar uma versão física e online, selecionar seus melhores trabalhos, aplicar estratégias de storytelling, caprichar no visual e fugir de uma suposta perfeição são apenas cinco das melhores dicas para montar um portfólio de qualidade. A ideia central é adequá-las à sua realidade para transmitir suas capacidades de modo compreensível e eficiente.
E aí, o que achou do post? Se foi útil e legal para você, aproveite a visita ao blog para conferir mais um conteúdo valioso: conheça seis ferramentas para criar um portfólio online!