O crescimento do mercado de games no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela Homo Ludens, o mercado de games teve um grande crescimento entre os anos de 2013 a 2018 em todo o nosso país.
Em relação ao crescimento de estúdios no Brasil, os dados do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais passaram de apenas 142 para o impressionante número de 375 neste período.

Além disso, foi concluído que, nos últimos dois anos, 1.718 jogos foram produzidos no Brasil, sendo 43% deles desenvolvidos para dispositivos móveis, 24% para computadores, 10% para plataformas de realidade virtual e aumentada e 5% para consoles. Ao todo, 874 são classificados como jogos educativos e 785 para o entretenimento.
Objetivo da pesquisa:

De acordo com Sérgio Sá Leitão, ministro da cultura, o objetivo da pesquisa é subsidiar políticas públicas voltadas ao setor de games. “Este levantamento é fundamental para que tenhamos uma compreensão maior do mercado de games no Brasil. Isso nos permitirá desenvolver políticas de fomento e apoio voltadas para as necessidades deste setor, que tem um imenso potencial de crescimento”, conta.

Estratégias e resultados:

Em relação às iniciativas do governo para fortalecer o mercado, apenas 45,5% das empresas conhecem e utilizam os benefícios, enquanto cerca de 30% conhecem as ações, mas não fazem o seu uso. Aproximadamente 18,2 % dos estúdios assumem não ter amplo conhecimento sobre o assunto, mas 52% afirmam que têm a intenção de participar dos programas.

Ainda de acordo com a pesquisa, 71,2% das empresas brasileiras faturam até R$ 81 mil, mas apenas 0,3% contam com receita acima de R$ 100 milhões ao ano. Na categoria exportação, 46% dos estúdios nacionais não têm relação com outros países, enquanto 29,6% afirmam ter clientes no exterior. 34,6% do lucro dos produtos são originados da venda de jogos e 17,5% acontece pela venda dentro dos games.

 

As informações foram divulgadas no evento BIG Festival, em São Paulo, através da cobertura do Canaltech.

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