A criação de um portfólio de artes online representa um passo de extrema importância para os profissionais da área de design. Afinal de contas, o documento é fundamental para mostrar todas as suas qualidades, competências e trabalhos realizados.
Nesse cenário, vale ressaltar que as famosas e tradicionais pastas com portfólio em papel ficaram no passado: hoje em dia, a utilização do portfólio digital é imprescindível. Além de mais prático, ele permite que você divulgue seu trabalho para um número ilimitado de pessoas, tudo isso com apenas um ou dois cliques.
Caso se interesse pelo assunto, saiba que está no lugar certo. Continue conosco por aqui e fique por dentro de vários elementos envolvendo o portfólio de artes online, desde o conceito até as principais ferramentas para desenvolvê-lo, passando pelas vantagens e demais dicas. Faça boa leitura!
Qual é exatamente o objetivo de um portfólio de artes online?
O principal objetivo do portfólio é atrair clientes e despertar o interesse deles pelo seu trabalho. A pasta valida os seus conhecimentos, deixando claro que você realmente tem as habilidades para fazer determinada peça.
Trata-se, basicamente, de uma coleção de trabalhos que funciona cumprindo o papel de suporte à estratégia de atuação do artista. Isso exige, ao longo do processo de elaboração do portfólio de artes, bastante cuidado na escolha dos critérios, considerando perfil, objetivos, expertise e, sobretudo, o público que terá acesso ao documento.
O portfólio é uma vitrine, fazendo com que clientes novos confiem em você, pois é por meio dele que conseguem enxergar sua real capacidade. Sabendo claramente qual é a sua linha de design, as rejeições e alterações ao longo do trabalho tendem a diminuir, afinal de contas, o cliente não criará expectativas desmedidas.
O que considerar ao criar um portfólio?
É importante que, independentemente da plataforma utilizada, o que abordaremos a seguir no texto, o conteúdo seja interessante e confortável sob o ponto de vista da pessoa que navega por ele. Por isso, fique atento a algumas dicas.
Simplicidade
É indicado que você use um layout simples e direto, evitando que o visitante se distraia ou não consiga chegar facilmente às páginas importantes. Lembre-se sempre de que menos é mais quando se trata de design e passe a sua mensagem de modo claro, e objetivo.
Usabilidade
Usabilidade é mais um conceito básico do universo do design. Se o visitante não consegue chegar ao objetivo em pouco tempo, seja por problemas técnicos ou por excesso de páginas, você não está oferecendo a ele uma boa experiência de navegação. Pense no assunto.
Foco
O foco do portfólio consiste em captar novos clientes e vender o seu trabalho. Por isso, a seleção de material deve ser feita de forma criteriosa. Escolha apenas as suas melhores peças, aquelas realmente capazes de impressionar o visitante, e opte por trabalhos variados, evidenciando que você é um profissional versátil.
Organização
Organização é muito importante, em especial quando falamos a respeito de mercado de trabalho. Organize seu material de forma que o visitante consiga encontrar facilmente a categoria que procura. Você pode criar categorias distintas, como logotipos, sites, banners, embalagens, entre outras.
Identificação
Seu portfólio é sua vitrine, lembra? Por isso, não se esqueça de colocar uma página com os dados pessoais relevantes. Apresente-se, fale das próprias qualificações, experiências e disponibilize um e-mail ou telefone para contato.
Como produzir um portfólio?
Simplicidade, usabilidade, foco, organização e identificação são cinco palavras-chave para o processo de produção de portfólio, conforme acabamos de conferir. Porém, vale a pena também seguir as dicas a seguir, trilhando uma espécie de passo a passo para desenvolver o melhor portfólio de artes online possível. Leia!
Defina seu objetivo
Tudo depende da circunstância, mas, em vários casos, o material é elaborado visando um recebedor específico. Se a intenção consiste em, por exemplo, enviar o portfólio para conquistar uma vaga de emprego, alguns elementos devem entrar em cena.
Como é a empresa? Qual é o estilo dela? E seus valores? Qual é o tipo de empreendimento? Porque, se for uma instituição de ensino, o objetivo do portfólio é um; se for uma galeria de artes, é outro. A definição do objetivo desempenha função vital.
Busque referências
Com o tempo, seu portfólio vai ficando cada vez melhor. Mas para começar e ter ideias, procure referências na internet, usando modelos-base e, inclusive, opiniões de pessoas mais experientes no assunto.
Assim, é possível deixar o conteúdo mais próximo do desejado, criando lógicas de montagem e otimizando os resultados.
Perceba seu diferencial dentro do contexto
Com o objetivo definido e as referências à disposição, é hora de usar a inteligência para se destacar. Avalie o cenário e veja de que forma a sua qualidade e o seu histórico como profissional são capazes de garantir um diferencial diante da concorrência.
A partir daí, elabore o portfólio de artes com a intenção de destacar essas vantagens percebidas.
Promova seu trabalho
Seu círculo pessoal é um poderoso aliado para crescer na carreira. Afinal de contas, supõe-se que colegas, amigos e até professores estarão sempre à disposição para, quando possível, ajudá-lo.
Isso vai desde a divulgação do seu trabalho até a abertura de oportunidades, indicando você diretamente ao empregador ou alertando-o a respeito de alguma vaga em aberto. Nesse sentido, as redes sociais também são importantes, já que facilitam o contato.
Quais são as principais ferramentas para a elaboração do documento?
Já percebeu que você vai precisar montar o seu portfólio online, não é mesmo? Então, vamos mostrar algumas ferramentas essenciais de design para que você possa colocar a mão na massa e desenvolver as peças capazes de preencher a sua plataforma. Confira!
Adobe Photoshop
Provavelmente a ferramenta mais conhecida no mundo do design, o Photoshop revolucionou a computação gráfica e o universo das publicações de beleza.
Ele oferece uma gama imensa de possibilidades de criação, manipulação, correção e composição de imagens. De quebra, é muito utilizado para pintura digital e desenvolvimento de peças gráficas impressas e digitais.
Adobe Illustrator
Se você já ouviu falar a respeito de objetos vetoriais, com certeza também conhece algo sobre esse programa. Os vetores permitem o aumento ou a diminuição das suas artes sem perda de qualidade, pois utilizam como base os cálculos matemáticos no lugar dos pixels.
Com o Illustrator você consegue criar logotipos, ilustrações, letterings e diversos elementos em 2D e 3D.
COLOURlovers
Já ficou em dúvida a respeito de quais cores empregar em um projeto? O COLOURlovers é uma comunidade online, na qual os usuários produzem e compartilham milhares de paletas de cores personalizadas, além de texturas e cores específicas.
Essa ferramenta ajuda bastante a encontrar as melhores combinações de cores e agiliza muito o processo de criação.
Adobe After Effects
Para quem quer se aventurar no motion design, o Adobe After Effects é a ferramenta mais popular.
Ela torna possível a criação de elementos animados para introduções de vídeos ou identidades visuais em movimento. Como se não bastasse, ainda conta com menus intuitivos e um sistema de bibliotecas de mídia.
Dafont
Os textos cumprem parte importante no design e, para isso, é preciso sempre escolher a fonte certa, que converse com o projeto.
O Dafont é um site para download gratuito de fontes e conta com um catálogo incrível com mais de 12 mil alternativas. O portal entrega uma interface intuitiva e você pode visualizar um preview online do texto que quiser.
Maya
Se você sonha em trabalhar com 3D, o Maya é a ferramenta perfeita para você. Esse software é utilizado para animação, modelagem, simulação e renderização em 3D e fornece um conjunto avançado de ferramentas.
Com ele você pode criar personagens, ambientes e gráficos animados.
Sites diversos
A internet disponibiliza várias plataformas para que você mostre o seu trabalho de forma digital. Entre elas figuram as redes sociais, como Instagram, Facebook, Google+, Twitter ou Pinterest, por exemplo.
Contudo, existem ferramentas pré-formatadas que dão um toque de praticidade à montagem do seu portfólio. Conheça algumas das melhores opções:
- Behance — plataforma focada em designers que, além de hospedar seu portfólio, também funciona como rede social entre os profissionais;
- Carbonmade — ferramenta simples com um design padrão, porém com layouts personalizáveis;
- ArtStation — possibilita a elaboração de uma galeria e a inclusão de informações sobre as próprias especialidades;
- Cargocollective — simples e intuitiva para o usuário, esta plataforma oferece uma grande gama de templates para configurar o conteúdo.
Conforme a gente observou ao longo do texto, o portfólio de artes online é uma ferramenta prática, funcional e muito segura de guardar, organizar e expor as criações para trabalhos. Hoje em dia, apesar da concorrência crescente, existem inúmeras vagas surgindo a todo momento, e o ambiente virtual quebra barreiras de distância, dando maior valor à qualidade real do artista.
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