Storytelling nos games: 3 dicas de como criar bons roteiros

A indústria de jogos virtuais está cada vez mais conectada a elementos de outros setores. Afinal de contas, existem alternativas e conceitos modernos com excelente poder de acrescentar diferentes visões e ferramentas aos games. E o storytelling certamente figura entre elas.

Por mais que o avanço da questão gráfica sempre tenha sido o carro-chefe da febre gamer, hoje em dia, os motivos que estimulam esse mercado vão muito além. A narrativa e o enredo cumprem um papel super importante. É aí que entra, em especial, o conceito de storytelling nos games.

Em um universo no qual a experiência do usuário recebe uma atenção crescente — com toda a razão, diga-se —, é necessário combinar diversos fatores para agradar o público. Se você é criativo, gosta de ler e, claro, nutre paixão por games, continue conosco por aqui e entenda como o storytelling pode ajudar no desenvolvimento de jogos virtuais. Boa leitura!

O que é storytelling?

”Story”+ ”tell” = storytelling. Em bom português, é uma união de palavras que significa ”contar histórias”. Também podemos definir esse conceito a partir de um de seus pilares: as técnicas inspiradas em roteiristas para criar mensagens inesquecíveis, transmitindo-as da maneira desejada.

A grande questão por trás do storytelling é que não basta ter a ideia. É preciso saber como expressá-la para impactar o público. Entram em cena diversas estratégias poderosas para encantar pessoas, no caso, os gamers — desde personagens até o cenário, passando pelo enredo e por outros aspectos.

Os conflitos envolvidos na trama são muito importantes, por exemplo. Basta observar o filme ”Monstros SA”. Não se trata de uma obra sobre monstros, sequer sobre sustos ou algo do tipo. Tudo gira em torno da mensagem transmitida pelo ligação paternal criada entre Sulley, o monstro, e a menininha Boo.

Esse afeto tem explicação. O diretor do filme, à época, recém havia virado pai. Poucas demonstrações podem resumir tão bem o storytelling quanto essa, pois evidencia o teor do conceito: conteúdo como carro-chefe para tocar as pessoas.

Quais são os principais impactos do storytelling nos games?

Desenvolver uma história, baseada em qualquer ponto de vista, garante um enorme benefício: ela é sua — e apenas sua. Pode ser parecido com outras ou inclusive inspirada em outras. Por que não, aliás? Mas, de qualquer forma, ela jamais será igual. E quando entende isso, você finalmente capta a importância do storytelling nos games. A seguir, listamos os principais benefícios dessa metodologia para quem cria jogos. Confira.

Gerar identificação

Para formar um público fiel, o game precisa ser moldado para estimular uma identificação com quem joga. Boas histórias despertam interesse, muitas vezes, fazendo com que o player se veja no lugar de determinado personagem. Gerar identificação significa criar laços próximos, mesmo que não haja nenhuma conexão física. O storytelling bem-feito instiga o gamer a vivenciar cada etapa da jornada do personagem como se vestisse a pele dele, encarando desafios, sofrendo e sorrindo.

Guiar uma jornada

No universo dos jogos virtuais, a criação de jornadas motiva a evolução dos usuários. Sentir aquela adrenalina de avançar fases, conquistar objetivos e superar obstáculos é que move o player de verdade. Ao desenvolver um game, portanto, você sempre deve prezar por inserir o público na sua jornada a partir de um bom storytelling. Para a experiência dos gamers, é fundamental que haja um encadeamento claro entre as fases e, sobretudo, entre as ideias explícitas e implícitas.

Seduzir o público

Dizem que a primeira impressão é a que fica — ou é a última? Sem depender da sua opinião específica a respeito desse tema, o game deve seduzir o público de algum modo, caso queira transformá-lo em consumidor fiel. Desde sempre, a relação humana tem base em histórias, ou seja, o storytelling nos games também precisa gerar um impacto a partir do primeiro contato com o player. Se tiver sucesso na abordagem de deixá-lo preso à continuação, tudo flui de maneira mais natural.

Quais são as três melhores dicas para criar um roteiro de storytelling?

Agora que você já está por dentro da definição do termo e das vantagens dele, vamos a algo mais próximo da prática. Siga conosco e veja, logo na sequência, três sugestões valiosas para desenvolver um roteiro inteligente de storytelling para jogos virtuais.

1. Busque referências

Na época dos 8 e 16 bits, por exemplo, já havia storytelling. Se retornarmos lá para o lançamento de Space Invaders, em 1978, percebemos o enredo envolvendo os alienígenas, com o jogador precisando salvar o planeta dos invasores. E a história dos dois encanadores lutando contra as dificuldades da vida nas tubulações de Nova York? Mario Bros! Afinal, Mario e Luigi representavam o foco do game, enfrentando criaturinhas estranhas no percurso.

Se você parar para pensar, no distante ano de 1983, quando o game foi lançado, era possível notar conceitos de storytelling. Fica clara, portanto, a importância de buscar referências de storytelling nos games para desenvolver suas próprias narrativas. Toda criação é baseada em um conjunto de elementos que, juntos, dão sentido a ela.

2. Defina as características principais da história

O game deve conseguir deixar clara a sua essência. As características principais da trama precisam ser fáceis de notar. Do contrário, o usuário não se sente seduzido, não gera identificação e não entra na jornada. Percebe como aqui voltamos aos benefícios do storytelling citados anteriormente? Um jogo virtual pode receber influências de inúmeras fontes, desde que seja capaz de manifestá-las claramente.

3. Invista na criatividade

O combo perfeito para criar um enredo atrativo precisa de referências, mas a criatividade jamais fica de lado. Pelo contrário: ela cumpre um papel tão importante quanto os outros aspectos.

Se você gosta desse constante desafio de criar cenários, histórias, personagens e contextos aliados a uma boa plataforma de jogabilidade, a criatividade certamente não será um problema. Mas se lembre do impacto dela com frequência, fugindo de trabalhos engessados e pouco originais.

Conforme a gente observou, o storytelling nos games desempenha um papel fundamental na hora de construir a identidade do jogo e atrair o público. A partir do momento em que você já tem a definição de quem consumirá o material, busque por melhorias constantes, qualificando a história com o passar do tempo, amparado no feedback dos usuários.

Curtiu o post e se interessou pela área de games? Então bora ter a sua primeira experiência com criação de jogos! Inscreva-se agora em uma das Oficinas Gratuitas da SAGA e comece uma nova carreira.

Comments

Ainda não há comentários. Que tal começar a discussão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *