Você já pensou em fazer carreira como um modelador 3D? Além de ser uma atividade desafiadora e com novidades o tempo todo, ser um profissional desta área te dá a chance de trabalhar em projetos incríveis na indústria de videogames e no cinema.
Entretanto, por onde começar a trilhar esse caminho? Nós vamos te ajudar a responder a esta pergunta com 5 softwares de modelagem 3D para iniciantes e profissionais:
1. Tinkercad
Se você está começando a aprender modelagem 3D e não sabe ainda em qual área quer se especializar, o Tinkercad é a ferramenta ideal para os seus primeiros passos.
O Tinkercad funciona todo dentro do navegador, sem precisar instalar qualquer programa – basta criar uma conta. Por ser mais simples e limitado, ele tem uma interface mais amigável para iniciantes e uma área exclusiva para tutoriais.
Testando este software, você poderá aprender os conceitos básicos da modelagem 3D e se preparar para projetos mais complexos.
2. Blender
O Blender é uma ferramenta muito usada no mundo inteiro para modelagem e animação 3D. A sua maior vantagem? Ele é grátis para você usar como quiser!
Mas o fato de ser um software livre não significa que ele perde em qualidade. O Blender tem todos os recursos integrados para a produção profissional de animações e até jogos.
No passado, a curva de aprendizado deste software era complicada por sua interface pouco intuitiva, mas isto vem mudando com o tempo. Além disso, este é o programa com a comunidade mais ativa e documentação mais extensa de todos, inclusive com um portal brasileiro para tirar todas as suas dúvidas.
3. 3DS Max
O 3DS Max da Autodesk é talvez o mais famoso entre os softwares de modelagem 3D. Ele é quase um padrão do mercado, portanto dominar o 3DS abre portas na maioria das empresas do ramo.
O programa é uma ferramenta completa para qualquer área de criação e produção, com uma curva de aprendizado para atender desde o iniciante até o profissional avançado.
Infelizmente, o 3DS Max é pago, mas existem planos de assinatura para estudantes que ajudam quem está começando.
4. Maya
Também da Autodesk, o Maya é um software muito poderoso e usado principalmente na indústria do cinema e videogames, devido às suas capacidades únicas de renderização.
Se a sua praia é trabalhar com computação gráfica e efeitos visuais para filmes, séries e jogos, esta é uma ferramenta ideal para se preparar para o mercado.
Assim como o 3DS, o Maya possui uma assinatura diferenciada para estudantes que estão querendo aprender a ferramenta.
5. ZBrush
Talvez sua área seja a modelagem livre de personagens para jogos e animações, como se fazia antigamente com as esculturas em massa. Se este é o seu caso, experimente o ZBrush.
A ferramenta da Pixologic é focada em modelagem 3D com uma veia mais artística. Ele oferece formas básicas para iniciar, como uma esfera, e te dá várias opções de pinceis para modelar o que você quiser.
Apesar de muito fácil e de começar a criar suas esculturas, a interface do Zbrush é famosa por ser pouco intuitiva e difícil de usar. Portanto, vale a pena gastar algum tempo assistindo tutoriais.
O ZBrush é um software pago, mas se você não quer investir no início, a Pixologic criou o Sculptris, uma versão grátis com menos recursos.
Para quem está começando a usar softwares de modelagem 3D, o ideal é experimentar todas as ferramentas à sua disposição e investir naquela em que você se sente mais à vontade para deixar sua criatividade rolar!
E você, já experimentou algum desses softwares? Qual deles você acha melhor? Deixe sua opinião aqui nos comentários!