Como Criar uma Identidade Visual de Sucesso.

Como Criar uma Identidade Visual de Sucesso.

Do que você lembra quando vê um “M” amarelo? Ou uma maçã prateada mordida? Provavelmente se lembrou de duas empresas mundialmente famosas, certo? McDonald’s e Apple são só alguns exemplos de organizações que consolidaram seus símbolos, sendo lembradas só de seus logos serem vistas. Por isso, investir na criação de logo e identidade visual é tão importante.

Neste post, confira quais as vantagens de ter uma identidade visual bem elaborada. Veja também quais as características dela e por onde começar. Por fim, saiba como o Curso Start 5.0 da Saga pode ajudar!

Quais as vantagens de ter uma boa identidade visual?

A criação de logo e identidade visual precisa ser feita antes de você lançar uma marca. Afinal, ela reúne todos os elementos que vão apresentar e identificar uma empresa junto ao público. Por isso, precisa ser bem pensada, a fim de resultar em um conjunto completo e original de características que representem o negócio.

Assim, é possível aproveitar diversas vantagens. A seguir, confira algumas sobre o porquê de ter uma boa identidade visual!

Profissionalismo

Um benefício de desenvolver uma identidade visual forte e que expresse bem a marca é o profissionalismo que ela traz. Afinal, quando o público olha para seus elementos, consegue associá-los com a empresa e o que ela faz.

Dessa forma, é preciso cuidado na criação. Isso porque quando a logomarca, as cores ou qualquer outra parte é uma repetição de algo que já existe – e é conhecido –, ou não tem “a sua cara”, fica difícil associar com a empresa e se lembrar dela depois.

Por exemplo, se você ou seu cliente tivesse um restaurante chamado “Marmitaria da Maria” e escolhesse o clássico amarelo com vermelho, usando um “M”, provavelmente despertaria nos clientes a lembrança do McDonald’s. Pode parecer algo distante, já que é uma marca internacional, mas quando a marmitaria e ele competem no iFood pelas mesmas pessoas, faz toda a diferença.

Destaque

Uma boa identidade visual também vai dar destaque para a sua empresa ou a de seus clientes. Aliás, quando ela é forte o suficiente, você pode até usar apenas certos elementos dela em peças visuais ou meios físicos, como a combinação de cores, e logo ela será lembrada.

Coerência

Com o manual da marca bem desenvolvido, a criação de logo e identidade visual ajudam você a ter coerência e deixar a marca consistente. Isso porque, se em um dia você decide usar uma logomarca azul, e no seguinte optar pelo verde, dificilmente alguém vai se lembrar de seus símbolos.

Dessa maneira, é para isso que ela serve: reunir elementos em um conjunto, que é usado de determinadas formas, a fim de manter a consistência da marca por meio deles, além de associá-los a outras características da empresa, que compõem um bom branding.

Criação de logo e identidade visual: quais são as características?

Independentemente de fazer a criação de logo e identidade visual para si ou para seus clientes no trabalho freelancer, quem trabalha com design precisa que eles tenham algumas características específicas para serem consideradas impactantes e inesquecíveis. A seguir, veja algumas delas!

Ser alinhada com a essência da marca

Você como profissional independente, ou atendendo a uma empresa, precisa trabalhar com a essência dela. Ou seja, sua cultura, missão, valores, visão e todas as outras características que fazem desse negócio o que ele é e quer ser no futuro. Assim, a identidade visual nada mais é que a representação gráfica dessas ideias.

Por exemplo, uma marca moderna e dinâmica dificilmente vai usar cores apagadas, tipografia pesada e formas mais “sérias”, já que isso não conversa com a maneira como ela se apresenta. Portanto, ter o cuidado de se alinhar com a essência é uma maneira de alcançar a coerência.

Ter personalidade

É importante que a identidade tenha personalidade. Ou seja, use os elementos de forma única e original. Para isso, é preciso desenvolver um conceito claro, combinando cores e formas de maneira inteligente na criação de logos e outros materiais que a empresa vai precisar.

Ser atemporal

Marcas centenárias ou mega famosas, como a Coca-Cola, fizeram um bom trabalho de marketing para se tornarem atemporais. Nesse sentido, a identidade visual é trabalhada para não ficar marcada demais com um tipo de design ou estilo.

É claro que com o tempo, geralmente acontece o rebranding, mas mesmo nesse processo o que representa a essência não muda. Para a Apple, a maçã se manteve. Já o Google continua com a mesma ordem das cores nas letras.

Ser marcante

Para uma marca conseguir ser marcante, geralmente ela é simples. Mas é importante entender que isso não significa ser simplista. Ou seja, mesmo usando poucos elementos, eles foram pensados de forma a trazer significado, não representando qualquer ideia óbvia.

Por exemplo, o logo da Nike é uma forma simples. Porém, ela indica movimento e representa uma asa, inspirada na imagem da deusa grega Nice, que é relacionada à vitória e à velocidade.

Assim, todos esses conceitos se tornaram associados aos produtos que a empresa vende e de suas ações no dia a dia, como o patrocínio de esportistas. Dessa forma, quando vemos o logo, seu significado se expande para essas ideias.

Usar elementos legíveis

É essencial que a criação de logo e identidade visual não seja poluída. Ou seja, que você não queira usar vários elementos pesados de uma vez, ou ainda, fazer combinações que distraiam a atenção do que é principal, causando confusão em quem o vê.

Assim, a identidade deve seguir caminhos legíveis, deixando palavras claras; cores contrastantes, mas em harmonia e símbolos usados com cuidado. Afinal, se um elemento “brigar” com o outro, perde-se o sentido do que representam em conjunto e a representação perde força.

A criação de logo e identidade visual é um processo complexo e exige atenção. Afinal, esses elementos representam a essência da marca e são responsáveis por mostrá-la ao mundo. Por isso, vale a pena estudá-los para atender seus projetos ou de seus clientes. E se você tem vontade de iniciar uma carreira no universo do design gráfico e digital, o curso Start 5.0 da SAGA, é uma excelente opção para você entrar em contato com os principais softwares de criação digital do mercado e ter sucesso como artista ou designer.

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