Sejamos sinceros: não deveria ser tão difícil assim saber como precificar um serviço, pelo menos, de início. Contudo, existem alguns tipos de profissões em que é mais complicado apresentar o seu valor para os outros — essa dificuldade se aplica, principalmente, aos trabalhos tidos como criativos.
Não é que as pessoas não consigam entender que uma ilustração ou que a produção de games são trabalhos. Acontece que há uma visão mais superficial de quem está longe dessa categoria de serviços. Para muitos, é difícil entender o quanto de esforço está envolvido.
Então, como o profissional criativo pode determinar o valor certo para aquilo que produz? Neste texto, vamos mostrar para você algumas dicas que o ajudarão a saber como precificar o seu trabalho criativo. Continue a leitura!
Qual é a importância da precificação de produtos e serviços?
O que podemos destacar inicialmente sobre a precificação é que ela não é apenas uma maneira de proporcionar sustento, mas também é uma forma de colocar valor naquilo que se produz. Assim, representa uma variável com um impacto muito grande no modo como o cliente consumirá o seu produto.
A precificação influencia, inclusive, o nível de fidelização e os seus resultados perante os outros profissionais. Logo, não é só colocar um preço qualquer, é preciso haver uma análise profunda sobre o mercado, os seus esforços e os clientes, de maneira que seja possível lucrar e ter um resultado constante.
Quais são os desafios para precificar um trabalho criativo?
Quando se trata de um trabalho criativo, como destacamos na introdução, pode ser difícil definir um valor que pareça justo. A ideia sempre é que o impacto desse tipo de serviço na vida das pessoas não é tão importante, logo, isso se reflete em várias situações, como:
- há pessoas que o querem de graça;
- há compradores que o acham muito caro;
- há indivíduos que questionam se o trabalho vale realmente o preço.
Além disso, o próprio profissional enfrenta alguns problemas na hora de defini-lo. Para determinar um preço, ele precisa equilibrar o esforço para realizar a função com a percepção de valor da obra e também com o que está no mercado.
Fazer toda essa análise não é uma tarefa fácil, pois um erro pode prejudicar bastante um bom produto. Cometer deslizes na precificação, ou seja, colocar um preço muito alto, ou pior, muito baixo, pode mostrar que a percepção de valor e de qualidade não concordam.
Como precificar o seu trabalho?
É claro que colocar o preço é uma parte importante de qualquer trabalho. Mas, em se tratando de serviços criativos, o profissional pode encontrar algumas dificuldades em enxergar o valor que o seu esforço tem. Separamos, aqui, algumas dicas que podem ajudar. Continue!
1. Defina os seus custos e as despesas
O primeiro passo para a precificação é olhar para a sua vida financeira. Quais são as suas despesas? Quais são os custos para você fazer o que faz? Essas são informações importantes, não só porque determinam o quanto você precisa garantir para conseguir realizar o básico, mas também para que o que é feito continue valendo a pena.
A conta precisa fechar, isto é, o que você ganha deve ser capaz de suprir as suas despesas e tudo que estiver relacionado ao seu trabalho: compra de materiais, deslocamentos, entregas etc.
2. Considere uma porcentagem de lucro
Ok. Você analisou as suas despesas pessoais e os custos do seu trabalho, agora, é importante pensar em outra parte: o lucro. Aqui, é fundamental não confundir com a renda para pagar os seus gastos.
O rendimento para as suas despesas está muito mais relacionado com tudo que é preciso para que você faça o seu serviço, incluindo as coisas básicas para viver (luz, água, comida etc.).
Já o lucro representa o retorno positivo do que você faz. Em termos gerais, é tudo aquilo que sobra depois do pagamento dos gastos. Por isso, é importante definir uma margem para ele se você realmente quer precificar o seu trabalho de uma maneira justa.
3. Acompanhe os valores praticados no mercado
Observar o que está acontecendo no mercado, principalmente quando o assunto é preço, é uma ótima forma de obter um bom guia do que fazer quando se está começando ou em dúvida. A padronização de valores auxilia a definir um preço mais justo para que você não caia em armadilhas de aceitar trabalhos que pagam muito menos do que a maioria.
Nesse caso, vale a pena olhar profissionais já estabelecidos no segmento ou mesmo plataformas especializadas em prestação de serviço e procurar qual é o preço cobrado. Isso pode ajudá-lo a definir um valor mais correto.
4. Avalie a sua experiência e o portfólio
Precisamos falar de algo que vai além do preço, mas, na verdade, tem uma relação bastante direta com a precificação, embora não seja tão considerado: o valor. Já falamos sobre isso no começo deste post, principalmente sobre como trabalhos criativos podem não ser vistos como algo útil, portanto, não são enxergados como válidos.
Nesse contexto, é comum que o prestador de serviço tenha dificuldade em valorizar o que faz. A dica é olhar para aquilo que é produzido e que se consegue fazer, ou seja, a sua experiência e o seu portfólio. Eles serão bons auxiliares para que você se valorize como profissional e tenha uma ideia do que o faz diferente do que há no mercado.
5. Padronize os seus processos criativos
Por fim, essa não é uma dica voltada só para a precificação, mas uma maneira de profissionalizar ainda mais o seu serviço. Quando se trabalha com criatividade, é comum acreditar que não é possível conseguir padronizar os processos, mas isso é falso. A questão é que isso se confunde com “deixar a função engessada”. A padronização, na verdade, é uma forma de organizar e planejar as suas atividades de maneira que se possa ter bons resultados sempre.
Isso pode englobar definir um horário para trabalhar (caso você seja autônomo) ou uma estratégia de execução. Essas são maneiras de melhorar o resultado e de garantir mais profissionalismo para o seu cliente. Fazer isso, inclusive, é uma forma de ter mais liberdade para determinar um preço de acordo com a qualidade do que é produzido.
Ao longo deste texto, apresentamos algumas dicas de como precificar um serviço criativo. É fundamental entender que mais importante do que definir um preço que atenda às suas necessidades, sejam para viver, sejam para produzir, é manter em mente a essencialidade da margem de lucro.
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